Tradição Alemã durante o Advento

O advento alemão é uma das fortes tradições comemoradas na Alemanha, esse tipo de comemoração é feito antes do natal. Esta festa mesmo sendo celebrada em grande parte do mundo existem diferenças nos costumes, nas tradições e nos hábitos.

Na Alemanha essas diferenças iniciam no período que antecede o Natal chamado: Adventszeit que significa período do advento.  Esse período dura aproximadamente 4 semanas e inclui os 4 domingos do advento chamado de Adventssonntag.

Ele se inicia no primeiro domingo do advento chamado de Erster Adventssonntag, terminando na noite da véspera de natal. Durante esse período há muitos costumes e tradições relacionados a ele. Conheça alguns dele:

Tradição do Adventskranz

Essa tradição acontece no segundo domingo do período com as velas acesas, que normalmente são 4 e uma coroa de pinheiro decorada. Elas são acesas gradativamente, como se fosse uma contagem regressiva. Ou seja, no primeiro domingo acende-se uma das velas, no segundo se acende a vela do domingo anterior e mais uma, e assim até termos todas as velas acesas no final do advento.

Na Alemanha essa tradição teve início em 1839 em uma igreja protestante em Hamburgo. Johann Heinrich Wichern o teólogo havia construído uma casa como abrigo de crianças que moravam na rua.

Ele colocou 20 velas pequenas uma por dia e 4 velas grandes, uma em cada domingo antes do natal. Essa era uma forma das crianças saberem quanto tempo faltava para o natal. Atualmente só se usam as 4 velas grandes.

Hoje em dia encontra-se Adventskranz para comprar pronta, porém você pode fazer se quiser. Caso também queira pode comprar a coroa prontinha e acrescentar as velas e outros objetos decorativos que você tenha interesse.

Tradição Adventskalender no advento alemão

Essa tradição alemã significa calendário do advento, que começa no dia primeiro de dezembro e termina no dia 24 de dezembro. Este calendário tem 24 janelinhas que devem ser abertas uma por dia até o dia 24 de dezembro.

Por trás dessas janelas é escondida uma surpresa, sendo que o maior é do dia 24. Algumas das surpresas escondidas por trás das janelinhas são: pequenos brinquedos, pequenos enfeites ou o chocolate que é o tipo mais comum. Eles podem ter formas de estrelas ou qualquer figura que seja relacionada ao natal.

Preparar biscoitos

Preparar biscoitos natalinos é outra tradição alemã durante o período do advento. Para prepará-los, encontrarão nos mercados da Alemanha livros de receita, fôrmas que têm formatos de árvore de natal entre outras.

Existem diversas receitas, algumas bem tradicionais em formatos de estrelinhas de canela chamada de Zimtsterne e biscoito amanteigado com baunilha.

Algumas pessoas preparam colocando em pacotes pequenos e saem distribuindo para outras pessoas da família. Em especial as pessoas que tenham crianças e que seguem essa tradição do advento alemão, são acostumadas a preparar os biscoitos. Pois elas ajudam no preparo dos biscoitos.

No dia 16 de dezembro, na unidade Morumbi, vamos colocar a mão na massa e manter a tradição do advento fazendo biscoitos com as crianças e cantando músicas natalinas… confira os detalhes aqui e junte-se a nós

Resumindo…

O advento alemão é uma comemoração que acontece antes do natal. A tradição do Adventskranz, a tradição Adventskalender a preparação de biscoitos, tudo isso faz com que o natal na Alemanha seja muito especial.

Tinha conhecimento sobre o advento alemão? Tem mais alguma informação que possa acrescentar aqui? Deixe as informações abaixo e compartilhe conosco seu conhecimento sobre o assunto!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado