Carnaval na Alemanha e Seus Encantos

Se você quer experimentar uma das épocas mais divertidas e gostosas do país, viaje durante a temporada de carnaval na Alemanha. Isso vai elevar sua expectativa e lhe oferecer a vivência de uma festa completa.

O Karneval é uma celebração alegre que envolve uma longa história ligada ao catolicismo, marcada hoje por desfiles de rua e muitas fantasias. Vale muito a pena conhecer esse lindo festival da Alemanha.

Como comemorar o carnaval na Alemanha.

Chamado de Karneval ou Fasching, dependendo da região, o carnaval alemão é parte da cultura local. Ele não é um feriado nacional, mas em cidades onde é celebrado, muitas lojas, escolas e escritórios fecham as portas durante as festas.

Portanto, vestir-se como um Jecken (palhaço – um dos trajes mais tradicionais), beber um Glühwein (vinho quente) e comer um Krapfen (donut) fazem parte do processo participar de um dos eventos mais animados da Alemanha.

E ainda tem o Weiberfastnacht (o Carnaval das Mulheres) é realizado antes da quarta-feira de cinzas e é um dia especialmente para as senhoras. Mulheres fantasiadas se reúnem nas ruas, atacando alegremente os homens, cortando suas gravatas. Esta é uma das artes da Alemanha, escondida em sua cultura.

Sim, isso pode parecer um pouco estranho, mas é a mais pura cultura alemã. Para compensar, os homens ganham um Bützchen (pequeno beijo). Após a tarde cheia de bebidas, há festas mascaradas à noite. Esse é o verdadeiro carnaval na Alemanha.

O Carnaval de Colônia é o mais louco e animado da Alemanha e acontece no mesmo período do  Brasil, a abertura inicial é sempre na Alter Markt, no centro histórico, com desfile da Virgem, do Agricultor e do Príncipe. Este último é o protagonista mais importante do carnaval da cidade. O Agricultor é o símbolo da lealdade e da audácia de Colônia Imperial e guardião das chaves da cidade. A Virgem, tradicionalmente é um homem no papel de uma mulher. É a mãe de Colônia, invencível, inconquistável.

De onde surgiu?

Em geral, Karneval é a palavra usada para a versão do carnaval de Reno (Renânia), no noroeste da Alemanha (exceto em Mainz). Enquanto a palavra Fasching se refere à celebração similar, no sul da Alemanha e na Áustria.

O grande dia para Karneval é o desfile de Rosenmontag (Segunda-feira de rosas), enquanto os grandes desfiles Fasching costumam ser o dia anterior, no Domingo de Carnival. Mas um dos maiores desfiles de carnaval da Alemanha ocorre na cidade de Braunschweig, no norte da Alemanha, também no Domingp de Carnival.

Como podemos ver nos exemplos acima, manter o controle dos costumes do carnaval está longe de ser simples. O termo Fasching também é visto e ouvido em Berlim e outras partes do norte da Alemanha.

Fastnacht, usado principalmente na Suábia e na Suíça, também é usado na cidade do norte de Mainz. No entanto, isso ainda não significa que essas palavras sejam intercambiáveis. Na verdade, se examinarmos a origem das três, descobriremos que cada uma delas é derivada de uma fonte diferente. Porque fazem parte da tradição alemã.

Portanto…

A palavra Fasching vem do século 13 e é derivada da palavra germânica vaschanc ou vaschang, do alemão moderno: Fastenschank = a última dose de bebidas alcoólicas antes da Quaresma.

Isso porque nos velhos tempos, o período de 40 dias de Quaresma de jejum foi estritamente respeitado. As pessoas se abstiveram de beber álcool ou comer carne, produtos lácteos e ovos.

Karneval, por outro lado, é uma palavra mais nova, muito mais recente (do século 17), em latín, emprestada do francês e do italiano. A verdadeira origem da palavra é incerta, mas tem uma semelhança com o significado do nosso carnaval.

Nos tempos mais antigos, a palavra alemã era escrita com um C e não com o K de hoje.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado