Quando buscam a melhor metodologia para aprender algo, é comum encontrarmos indivíduos que partem à procura de uma verdadeira fórmula mágica por meio da qual poderão absorver conteúdo e aprender quase que instantaneamente, sem esforço. Porém, isso não existe, especialmente quando o objetivo é aprender um idioma.

Existem vários métodos de aprendizagem de línguas estrangeiras, e seu uso vêm mudando de maneira constante nos últimos anos, variando desde o método de gramática e tradução até o baseado em tarefas – em alemão, handlungsorientierter Ansatz. A verdade é que não existe uma única metodologia que funciona, nem uma que seja considerada mais eficaz, pois isso está intimamente ligado aos objetivos do aluno e à sua dedicação.

A metodologia de um curso é um elemento importante para o aprendizado de um idioma, porém, não é o único. Antes de optar por uma escola para o ensino da língua alemã, é preciso observar se a instituição será capaz de oferecer outros elementos importantes para o seu aprendizado. Veja a seguir:

Faça uma imersão no idioma

É provável que você e todos os seus conhecidos sejam fluentes em pelo menos um idioma. Como você aprendeu a falar português? Você provavelmente não foi colocado em uma sala e forçado a falar na frente de dez pessoas desconhecidas. Para muitos, o medo de falar em público já é intenso em sua língua nativa, imagine em um idioma diferente. Se fôssemos ensinar um bebê a falar usando este método, ele nunca aprenderia.

Quando éramos bebês, no entanto, aprendemos nosso primeiro idioma por imersão, ouvindo e reproduzindo sons todos os dias – nunca recebemos uma lição de gramática. Hoje, como adultos, não podemos voltar a usar essa abordagem, pois não temos tempo para isso. A boa notícia é que podemos, sim, aprender por imersão, mas de outras formas.

Pense, por exemplo, em todas as vezes que você começou a jogar um novo game no seu smartphone. Na primeira vez, você sofreu um pouco, pois não conhecia os controles, porém, na segunda partida, tudo já estava mais fácil. Os bons jogos, geralmente, oferecem apenas um pequeno treinamento para que você comece a jogar e a se divertir o mais rápido possível. Quando você menos percebe, já está tirando de letra as missões mais difíceis do jogo e a reagir sem pensar. Como você ficou tão bom nisso? Você praticou, mas estava tão ocupado se divertindo que nem percebeu.

O ensino da língua alemã, ou de qualquer outro idioma, funciona da mesma maneira. Você não quer ir às aulas para ficar memorizando o tempo todo, certo? Você quer falar, e, quanto mais rápido você começar a falar, mais rápido vai começar a se divertir. Assim como os treinamentos iniciais dos jogos, você só precisa de um pouco de vocabulário para começar uma conversa.

No caso do videogame, você nem percebe que está praticando, pois está se divertindo. E o mesmo se aplica ao ensino da língua alemã. Atividades ligadas a entretenimento, como ouvir música, assistir a filmes ou ler um livro em alemão podem proporcionar o divertimento de que você precisa para praticar um idioma sem nem perceber.

A Wunderwelt A oferece uma série de workshop culturais, saídas turísticas, caminhadas e happy hours em que os alunos podem treinar o alemão fora da sala de aula. Por meio do Tandem, os estudantes também podem ter contato com nativos em uma espécie de mini-intercâmbio sem sair do Brasil. Consulte o calendário de eventos.

Aproveite para treinar seu alemão cantando com a playlist da Wunderwelt A no Spotify.