Escolas unem o prazer de descobrir uma cultura ao aprendizado do português

Estrangeiros que vêm ao Brasil aprender a língua portuguesa podem contar com cursos e escolas de idiomas que priorizam uma vivência na prática no ensino da língua. Isso é especialmente importante, pois acelera o aprendizado, e permite ao aluno adquirir um vocabulário cotidiano imprescindível para o dia a dia no país.

Uma das questões acerca do ensino de português e de qualquer segunda língua para adultos é a dificuldade do adulto em aprender um idioma. E acredite: isso não está relacionado à capacidade cognitiva do aluno, e sim com os seus entraves psicológicos. A inibição é o primeiro deles: o aluno acaba bloqueando a sua participação na aula, porque sente vergonha de cometer algum erro e se expor de maneira negativa.

Outro ponto é que as crianças, ao aprenderem um idioma, acabam seguindo as regras sem muitos questionamentos, em detrimento dos adultos, que sempre procuram buscar um sentido lógico para a utilização de um determinado termo. Talvez um bom exemplo para isso é o uso da palavra “saudade” para a qual não se encontra paralelo. Os questionamentos chegam até à metodologia adotada pelo professor. Atire a primeira pedra quem nunca foi aprender uma segunda língua e questionou os métodos adotados pelo docente em sala.

É lógico que aprender uma segunda língua na idade adulta não é apenas um problema. Adultos conseguem reconhecer melhor onde enfrentam dificuldades, e descobrem rapidamente onde precisam ter mais concentração.

Vivência + idioma = aprendizado

Por conta das dificuldades enfrentadas pelos alunos na sala de aula, a Wunderwelt A desenvolveu uma metodologia baseada em atividades extracurriculares e vivências do idioma fora da sala de aula. Um deles é o Tandem, um encontro de alunos de português e alemão, para promover o intercâmbio de conhecimentos entre as duas línguas. Além do Tandem, a Wunderwelt A também oferece outras modalidades, como Workshops de Culinária e atividades que promovem também uma imersão na cultura, como caminhadas por pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Essas atividades aproximam o aluno do idioma de forma dinâmica, além de contextualizar o aprendizado, e oferecer a oportunidade de aprender o idioma na prática. Especialistas, aliás, enfatizam que os melhores métodos de ensino da língua são aqueles que favorecem a conversação – quanto mais variada for a aula, inclusive, maior será a possibilidade de o aluno descobrir a forma de aprendizado com a qual ele se identifica.

A Wunderwelt A é uma das únicas escolas de idiomas em São Paulo que desenvolveu um método único de ensino de uma segunda língua – tanto no caso do português para estrangeiros, como em alemão. Além da sala de aula, o reforço da língua em atividades lúdicas e fora da sala ajudam os alunos a aprender o idioma mais rápido. Vamos aprender português? Clique aqui e conheça os cursos de português para estrangeiros da Wunderwelt A.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado