Esportes na Alemanha… menos academias e mais associações esportivas

Um dos detalhes procurados por quem pretende morar em outro país, diz respeito à prática de esportes e cenário esportivo como um todo. Para quem pretende ir do Brasil para território alemão, porém, as notícias são boas.

Isso porque os esportes na Alemanha possuem grande relevância, e não só no aspecto competitivo, mas também no cotidiano. Na sequência falamos um pouco sobre isso e como as associações esportivas estão presentes no dia a dia dos alemães. Veja!

O esporte e as associações esportivas

Assim como os brasileiros, os alemães nutrem uma boa relação com o esporte. Apesar disso, por lá são bem mais comuns as chamadas associações esportivas.

Estatisticamente, pelo menos uma a cada três pessoas é sócia de um desses clubes, mas isso é apenas a ponta do iceberg.

A mesma paixão que nutrimos pelo futebol, por exemplo, também é compartilhada na Alemanha. O detalhe é que esse amor pelo esporte bretão ganha bastante em emoção.

O motivo é o alto investimento dos times de ponta, como Bayer de Munique e Borussia Dortmound. O resultado é um campeonato com muita qualidade técnica.

Não por acaso, o futebol está entre as principais atrações da TV, ganhando espaço também nos jornais diários e folhetins esportivos. A estimativa é a de que ao todo, a modalidade gere cerca de 240 mil empregos diretos na Alemanha.

Futebol: a principal modalidade esportiva na Alemanha

Considerando o que já foi dito, não é difícil imaginar que as associações esportivas mais populares também sejam as relacionadas ao futebol, certo?

O que comprova isso é que a Federação Alemã de Futebol (DFB) conta com mais de 26 mil clubes associados, que juntos reúnem mais de 6 milhões de sócios.

Perto do futebol, está a Federação Alemã de Ginástica (DTB), que tem mais de 20 mil associações filiadas e soma ao todo mais de 5 milhões de pessoas. Nesse caso, porém, estão inclusos as academias, clubes de caminhada e até dança esportiva.

Voltando a falar sobre o futebol, um dado importante é que o país foi o primeiro a conquistar o mundo sendo campeão masculino e feminino.

Outros fatos importantes sobre os Esportes na Alemanha

Agora, falando especificamente da procura pelo esporte na TV, podemos dizer que o futebol divide o destaque com a Fórmula 1. Além das partidas da Bundesliga, a Série A do Campeonato Alemão de futebol, portanto, há muita audiência para as corridas.

Tal paixão, inclusive, é justificada pelo fato de o piloto mais premiado da história da Fórmula 1 ser o alemão Michael Schumacher. Ele ocupa o topo do ranking dos profissionais com maior número de pole-positions na carreira.

Vale dizer ainda que, além do futebol e da F1, outros esportes também encontram bom número de fãs no país. São os casos do Handebol, do Tênis, da Natação e os famigerados Esportes de Inverno.

Com base nisso então, podemos concluir que não faltam boas opções de esportes na Alemanha. Isso naturalmente, é uma excelente notícia para quem pensa em visitar ou fazer um intercâmbio em solo alemão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado