Estrangeiros contam com boas escolas do país? Onde aprender português?

O número de estrangeiros interessados em aprender o idioma português tem crescido nos últimos anos. Um dos dados que revela parte desse crescimento é o número de inscritos no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Celpe-Bras, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Dados do instituto revelam que, só em 2016, mais de 12,6 mil estrangeiros, participaram do exame – mais que os 11,9 mil participantes de 2015 e bem mais que os 9,1 mil inscritos de 2014. Mas será que os estrangeiros que vêm ao Brasil aprender a língua portuguesa podem contar com cursos e escolas de idioma que realmente possibilitam seu aprendizado?

Segundo um artigo publicado em 2012 pela revista bimestral de cultura More Intelligent Life da publicação britânica The Economist, os estrangeiros que dominam o português se destacam mais no mercado de trabalho, e o Brasil é um dos países mais propícios para aprender o idioma. Além das belezas naturais e da hospitalidade dos brasileiros, os estrangeiros que chegam ao Brasil podem optar por várias escolas que priorizam a vivência prática no ensino do idioma.

Um dos principais desafios encontrados pelos estrangeiros ao investir no aprendizado do português, no entanto, é driblar as dificuldades e engrenar de vez no idioma.

A Wunderwelt A desenvolveu uma metodologia baseada em atividades extracurriculares e vivências do idioma fora da sala de aula. Uma delas é o Tandem, um encontro de alunos de português e alemão, para promover o intercâmbio de conhecimentos entre as duas línguas.

Por que você aprende mais no Tandem?

A palavra “tandem” significa, ao pé da letra, uma bicicleta com dois bancos. Trata-se de uma metáfora para ilustrar um sistema de aprendizagem por meio do qual duas pessoas de diferentes nacionalidades trocam conhecimentos – ou seja, “pedalam” juntas.

Por meio do Tandem, a Wunderwelt A oferece uma espécie de mini-intercâmbio sem sair do Brasil. Os encontros são sempre realizados fora da escola, em locais como bares e parques.

Além do Tandem, os alunos também podem aprender em outros eventos promovidos pela escola, como workshops culturais, saídas turísticas, caminhadas e happy hour. Frequentemente, a Wunderwelt A organiza saídas para conhecer os pontos turísticos de São Paulo. Consulte o calendário de eventos aqui.