Mittsommernacht (Alemanha) – Solstício de inverno (Brasil)

No Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul em junho acontecem o Solstício de Verão e o Solstício de Inverno, respectivamente, será oficialmente o início do verão e do inverno.

Isto significa que teremos o dia mais longo na Alemanha e o dia mais curto no Brasil. Segundo a Wikipédia, “é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.” Veja tudo sobre o Solstício aqui

Na Alemanha, este ano, o Mittsommernacht terá início no dia 21 de Junho às 04:24 e no Brasil o Solstício de Inverno começa no dia 21 de junho à 1h24 (horário de Brasília).

As comemorações em torno desta data são muitas: no Brasil temos o dia de São João e as festas juninas que marcam esta época. Já na Alemanha o começo do verão e muito comemorado: fazer churrasco com amigos ao ar livre até na madrugada,  e os Biergärten estão a todo vapor.

Se você estiver na Alemanha neste período vai poder aproveitar as noites com claridade até depois das 22:30 h e muitos festivais de verão que estão acontecendo por lá. Veja abaixo alguns exemplos e programe-se.

Festa de CINEMA de Munique
Filmfest München (Festa de CINEMA de Munique). Um sorvete às margens do Isar ou sentar-se à mesa na calçada de um café  no intervalo entre um filme e outro e, depois, sumir novamente em um CINEMA. Esta mistura entre escuridão com ar condicionado e sol ardente nas ruas é um dos estímulos de um dos maiores FESTIVAIS de CINEMA do verão da Europa. Cerca de 200 filmes de 40 países podem ser vistos, inclusive os astros e estrelas no tapete vermelho (de 22 de junho a 1º de julho de 2017).

Festival Störtebeker de Rügen
Desde 1993, mais de quatro milhões de pessoas presenciaram no palco ao ar livre Freilichtbühne, diante do castelo Ralswiek, em Rügen, a maior peça de teatro da Alemanha. Neste drama sobre o mais famoso pirata alemão, Klaus Störtebeker, apresentam-se no palco mais de 150 artistas, 30 cavalos com seus cavaleiros, quatro navios e muitíssimos efeitos especiais (24 de junho a 9 de setembro de 2017).

Verão de música MRD
Sob o lema “Drei Länder – ein Klang” (“Três Estados – um som”), os Estados da Saxônia, SAXÔNIA-ANHALT e TURÍNGIA organizam 43 concertos de verão, da música clássica até o jazz e à música folclórica. Esses três Estados federados também convidam a séries de eventos em 37 lugares, como “Lutheorte” (Cidades de Lutero) ou “Konzerte auf der Wartburg” (Concertos no Castelo de Wartburg). Entre esses lugares encontram-se conventos, museus, castelos ou a adega “Rotkäppchen Sektkellerei”, que os visitantes podem descobrir antes dos concertos (de 24 de junho a 27 de agosto de 2017).

Encontro de trovadores em Nuremberg
Você vai se sentir em um mercado da Idade Média, mas é, em verdade, o maior festival de música da Alemanha com ingresso grátis. Em 1976 surgiu o Bardentreffen (Encontro de trovadores) na Francônia, uma competição entre compositores de canções, pelo 400º aniversário da morte de Hans Sachs, sapateiro e poeta de Nuremberg, que se tornou conhecido através da figura de “Os Mestres Cantores”, de Richard Wagner. Hoje, são muitas cenas coloridas que se encontram no carnaval da música mundial no bairro antigo de Nuremberg, com a apresentação de cerca de 90 concertos em nove palcos (de 28 a 30 de julho de 2017).

Bergmannstraßenfest em Berlim
Festa de rua que acontece todos os anos Bergmannstraße, em Berlim-Kreuzberg. São barracas de comida, bebida e 3 palcos onde diversas 50 bandas se apresentam. (30 de junho a 02 de julho/2017)

Classic Open Air am Gendarmenmarkt
De 20 a 25 de julho/2017: Comemorando este ano 25 anos de sua existência, este evento onde artistas de estilos variados se apresentam à céu-aberto. Qual é o palco das apresentações? A praça mais bonita de Berlin, o Gendarmenmarkt.