Alemão… Por que não?

O ano novo chegou e voce pode estar pensando em estudar uma nova lingua. Mandarim? Frances? Italiano? Hungaro?  Então pergunto… Por que não o Alemão?

Provavelmente você já ouviu falar que é uma língua difícil, e em um primeiro momento com sons bem mais duros que o  Português… Para os brasileiros as línguas mais próximas como o Espanhol são aparentemente  mais fáceis. Mas, você ja arriscou estudar uma delas? Existe uma dificuldade não visível em línguas muito próximas, é que já estamos um pouco viciados e caímos em armadilhas, falando o tão famoso “portunhol’ e cometendo mais erros de interpretação pela similaridade e também por questonar menos. Já com línguas novas você nao traz vicios e o seu cérebro fica cada vez mais ativo para descobrir a dinâmica da língua e ela passa a ficar cada vez mais fácil e em poucas semanas você domina a fonética.

Logo você entende como funciona a montagem daquelas palavras enormes que sempre amedrontam todas as pessoas… é que o alemão apenas junta tudo o que nós colocamos separado, veja abaixo como as palavras em português também ficariam muito grandes, mas mesmo assim tenho certeza que voce conseguiu entender, então porque você nao vai entender em alemão? Por exemplo:

Waschmaschine
Máquinadelavar

ou então

Weihnachtsbaumschmuck
Enfeitedeárvoredenatal

Lembramos também que é nesta língua tão assustadora que muitos filósofos, físicos, músicos, artistas, romancistas  famosos deixaram seu legado para o mundo e com certeza voce já ouviu uma cantata de Bach, voce já leu um poema de Goethe ou mesmo tentou entender a teoria de Einstein. Existe um ditado de que ”Só é possível filosofar em alemão”,  pois os filósofos afirmam que nenhuma outra língua tem palavras tão precisas para definir o sentido necessário, ficou curioso? Então… porque não estudar alemão?

Outro ponto interessante é que o alemão está entre as línguas mais faladas na Europa. Não se fala alemão apenas na Alemanha, é a língua oficial na Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein , o que chega a 18 % dos cidadãos da União Européia. E se ainda precisa de mais motivos para estudar alemão,  você sabia que São Paulo é a maior cidade industrial da Alemanha? E estas empresas precisam de profissionais de todos os níveis e que falem alemão. Com isso entendemos o porque temos cerca de 20.000 crianças estudando alemão nas escolas da cidade e que o mercado esta cada dia mais ativo para quem domina este idioma.

Então convido você a refletir… Alemão… Porque não???

porquenao