Português para estrangeiros: confira dicas para superar as dificuldades da língua

O processo de aprendizagem de uma nova língua é visto sempre como um grande – e enriquecedor – desafio. No entanto, não se trata de um bicho de sete cabeças. No caso da língua portuguesa, que é composta por grande riqueza lexical, não é diferente: bastam dedicação e vontade de aprender.

Atualmente, cerca de 250 milhões de pessoas falam português em todo o mundo. Além de Brasil e Portugal, esta é a língua oficial de países como Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste. Portanto, diante de sua importância e por ser o idioma oficial do maior país da América Latina, é frequente a busca de estrangeiros por aprender o português.

Confira algumas dicas para driblar as dificuldades e engrenar de vez no idioma:

Identifique os objetivos

Para aprender qualquer idioma, é preciso, em primeiro lugar, saber quais são os objetivos e as necessidades de quem está iniciando os estudos. Ou seja, deve ser levado em conta se o aprendizado será voltado, por exemplo, apenas para conversações básicas do cotidiano ou para conhecimentos específicos para o ambiente de trabalho. Tendo isso em vista, é recomendável que os estudos sejam feitos de forma temática e de acordo com os objetivos traçados.

Mantenha contato direto com a língua

Seja na ida à padaria ou durante um deslocamento utilizando o transporte público, é essencial que se pratique a língua portuguesa. Esse é, inclusive, um fator essencial para quem quer desenvolver afinidade com o idioma de forma mais rápida e efetiva.

Atente-se às diferenças da língua

A nacionalidade e até mesmo a regionalidade são fatores que podem mudar completamente o sentido de uma palavra em português. Na comparação entre Brasil e Portugal, a palavra “propina” pode ser usada como um exemplo claro. Enquanto no país sul-americano o termo significa, pejorativamente, “suborno”, no país europeu a palavra refere-se ao pagamento de mensalidades para frequentar o ensino superior. Portanto, é preciso muita atenção.

Explore a literatura e as músicas brasileiras

O interesse por obras e autores de referência da língua portuguesa – como Fernando Pessoa, Luís de Camões, José Saramago e Machado de Assis – pode facilitar expressivamente o aprendizado. No momento da leitura, é essencial o uso de um dicionário ou aplicativo de tradução no celular para consulta e fixação dos conteúdos. Caso haja dificuldade, músicas ou textos mais curtos são opções para o processo de aprendizagem.

Treine a pronúncia

Uma das principais dificuldades da língua portuguesa para estrangeiros é pronunciar adequadamente os sons do idioma. E, entre os maiores desafios, está a pronúncia de sons nasais, encontrados em palavras terminadas, por exemplo, em “ão”, “em” e “im”. Para superar essas dificuldades, é muito importante a realização de exercícios e treinamentos periódicos.

Assista a telejornais

Acompanhar diariamente os telejornais brasileiros é uma ótima opção para se familiarizar com a língua. Isso porque os jornalistas costumam utilizar o português padrão e em uma velocidade moderada, o que facilita o entendimento. Assistir a filmes, novelas e outros conteúdos também é indispensável.

Escolha o modelo ideal de curso

Extensivo em Grupo, Imersão, Intensivo em Grupo ou Aulas Individuais: estes são alguns dos formatos que podem ser levados em conta no momento da escolha de um curso de português. O modelo Extensivo em Grupo, por exemplo, é recomendável para estrangeiros que estão no Brasil por um tempo maior, já conhecem um pouco a língua portuguesa e querem aprimorar o estudo do idioma.

Conheça melhor a Wunderwelt-A. A escola é especializada no ensino da língua portuguesa para estrangeiros e oferece cursos completos para quem quer avançar no idioma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado