Reciclagem na Alemanha

A reciclagem é a contribuição da Alemanha para a batalha global pelo meio ambiente, e o país tem sido muito bem sucedido na luta contra os crescentes amontoados de lixo. Mas todo o assunto da reciclagem pode ser uma questão assustadora para qualquer recém-chegado ao país, já que a reciclagem na Alemanha é levada a sério.

A boa notícia é que existem algumas orientações fáceis de seguir. Em breve você será capaz de lidar com a linha de lixeiras na sua porta da frente como um profissional de reciclagem. O sucesso da gestão de resíduos na Alemanha se resume a duas coisas: uma forte política do governo e seus cidadãos adotando a reciclagem.

O sucesso da energia renovável veio principalmente de políticas e ações governamentais fortes, o que é essencial para se ter melhoria na qualidade de vida.

Desenvolvimento da reciclagem na Alemanha.

A Alemanha produz 30 milhões de toneladas de lixo anualmente. O sistema Green Dot (Der Grüne Punkt) tem sido uma das iniciativas de reciclagem de maior sucesso, que literalmente colocou a embalagem dentro da cabeça das pessoas.

O ponto crucial é que os fabricantes e varejistas têm que pagar por um “ponto verde” nos produtos: quanto mais embalagens houver, maior será a taxa. Este sistema inteligente levou a menos papel, vidro mais fino e menos metal sendo usado, criando assim menos lixo para ser reciclado.

O resultado líquido: um declínio drástico de cerca de um milhão de toneladas a menos de lixo do que o normal a cada ano. Uma parte importante do sucesso deste programa é a classificação adequada de lixo, no entanto. E é aí que a lição começa, porque as pessoas começam a ter mais consciência e a entender o sistema.

Como funciona a reciclagem na Alemanha?

Vamos começar com as coisas fáceis: vidro. Qualquer tipo de garrafa ou frasco de vidro que não seja retornável e pelo qual você não pagou um depósito, pertence às caixas de vidro designadas. Cerâmica, porcelana, espelhos e rolhas de vinho não pertencem às caixas de vidro, que é classificado por cor na Alemanha.

As outras caixas que você encontrará geralmente estão à sua porta e são codificadas por cores; verde, azul, amarelo, marrom e cinza. Às vezes, toda a caixa é a cor em questão, às vezes apenas a tampa. A cor da tampa é fundamental.

É importante notar que nem todos os municípios têm exatamente o mesmo sistema. E o papel provavelmente entrará em uma lixeira azul. Na ausência de uma lixeira amarela, as famílias podem ter que colocar materiais plásticos em um saco plástico amarelo (Gelb Sack). Este saco é então colocado no exterior para coleta em horários regulares.

Conclusão.

Não há argumentos de que toda essa classificação pode soar um pouco demais. Uma opção é evitar o máximo de lixo possível. Compre uma cesta e compre frutas e vegetais frescos no mercado externo. Eles usam sacolas de papel, que você pode reutilizar sempre que for ao mercado, ou compre produtos soltos no supermercado.

Use opções de produtos retornáveis e use pacotes de recarga e assim você estará contribuindo por um ambiente mais sustentável e verde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado