São Nicolau – Alguém Especial

São Nicolau é um dos santos mais especiais da Alemanha. Nascido em Patara uma cidade da Ásia Menor, por volta do ano 250, ele era filho de família rica que também eram cristãos fervorosos.

Desde criança demonstrava dedicação para a vida espiritual. Ainda jovem gostava mais de participar de atividades da igreja sem se importar com diversões. Foi morando com sua família em Mira que ele desenvolveu o costume de fazer doações anonimamente.

Às vezes elas eram feitas em dinheiro, outras através de roupas e alimentação para as pessoas que necessitavam. Conhece o fato que aconteceu com São Nicolau para ajudar a criar a figura de Papai Noel?

Os presentes que foram jogados pela chaminé

Esse foi o fato que aconteceu com ele e que ajudou a criar a figura de Papai Noel. Certo dia um pai desesperado porque não podia pagar o valor do dote e dar um bom casamento para suas 3 filhas, resolveu mandar  suas filhas se prostituírem.

Nicolau quando ficou sabendo disso encheu 3 saquinhos de moedas de ouro equivalente ao valor e na madrugada subiu até a chaminé e jogou lá. Assim as jovens foram salvas da prostituição e criou a lenda do Papai Noel.

São Nicolau bispo de Mira

Ele ainda muito jovem foi sagrado o bispo da cidade de Mira devido ser sábio, caridoso e sua espiritualidade.  Ele faleceu em 6 de dezembro de 326, na cidade que morava. Seus restos mortais foram levados para outra cidade localizada na Itália, Bari. Propagou-se por toda a Europa o culto a ele.

O dia de sua comemoração é 6 de dezembro, pois foi o dia do seu falecimento. Na Alemanha é nesse dia que as crianças colocam meias ou sapatos para são Nicolau a fim de receber doces. Diferente do costume brasileiro que é colocar esses objetos em 25 de dezembro para Papai Noel.

Na Alemanha as crianças ganham doces dados pelo santo no dia 6 de dezembro e no dia 24 presentes do Papai Noel. Mas engana-se quem pensa que ele apenas é comemorado na Alemanha, pois isso acontece principalmente no Norte da Europa.

Isso porque nessa região, no decorrer da idade média e iniciando a idade moderna, ganhava-se bastante dinheiro.  Devido às grandes corporações do comércio que eram chamadas de ligas hanseáticas, era pelo mar do Norte e pelo Báltico que faziam negociações de muitas mercadorias.

Por isso partes dessas ligas construíram igrejas importantes para São Nicolau nas principais cidades do norte europeu daquele tempo. Por ser padroeiro dos comerciantes e dos marinheiros uma das igrejas mais antigas é encontrada no centro histórico em Berlim.

Resumindo…

São Nicolau é um dos santos mais especiais na Alemanha. Tanto que na data de seu falecimento, 6 de dezembro, as crianças colocam meias ou sapatos para  ele com o intuito de  receber doces. Ele é alguém especial porque desde criança era caridoso e mostrava dedicação na espiritualidade.

Pensou que São Nicolau era Papai Noel? Ele realmente existiu e foi santificado! Tem mais alguma informação sobre ele? Deixe como comentário abaixo e não deixe de compartilhar nossa página!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado