Tradição Alemã: Dia de São Martinho

Você já ouviu falar na tradição alemã do dia de São Martinho? Para conhecê-la melhor somente tendo acesso a um pouco de sua história.

São Martinho foi um soldado que servia ao exército romano. Numa noite fria de inverno, ele se deparou com um mendigo. Para que ele não morresse de frio cortou o manto que trazia consigo em dois utilizando uma espada e deu uma metade a ele.
Nessa mesma noite diz a lenda que Cristo apareceu a São Martinho em sonho vestindo a metade do manto que ele havia dado ao mendigo. A partir daí ele passou a ser adorado como um símbolo da virtude Cristã de amor ao próximo.

Quando São Martinho nasceu?

Não se sabe ao certo o dia do seu nascimento, porém a data de sua morte foi documentada em: 8 de novembro de 397. Como o bispo de Tours morreu em plena viagem, foram 3 dias para chegar à cidade Francesa e em 11 de novembro foi enterrado na catedral.

É por essa razão que o dia 11 de novembro é especial na Alemanha. Pois nesta data e ao longo de toda a semana são realizadas as procissões infantis de São Martinho.

As pessoas vão pontualmente às 11h e 11 min para as praças do centro das cidades e declara aberta a temporada da folia. A tradição de comer ganso assado, também está ligada a vida de São Martinho.

As tradições Europeias do dia de São Martinho

É festejado um pouco por toda a Europa o dia de São Martinho, porém, as celebrações variam de acordo com cada país. Em Portugal, por exemplo: é tradição fazer uma grande festa, onde se bebe jeropiga e aguapé.

Nas escolas e jardins da infância alemãs, antes do dia 11 de novembro, eles entram em grande atividade nas aulas de arte. Porque é preciso preparar as lanternas que as crianças fazem e levam nas procissões na Alemanha. Ocorrendo a partir das 17 horas, quando está escurecendo e é preciso iluminar o caminho.

Antigamente a tradição era acender uma grande fogueira chamada de Martins Fever. Representava a luz que era levada para a escuridão pelos santos, assim como São Martinho levava aos pobres através de suas boas ações.

Atualmente as fogueiras são poucas, entretanto, a celebração continua através da procissão com as lanternas, conhecida por: Martinszüge. Ao fim da procissão, normalmente as crianças ganham doces e os adultos bebem vinho quente (Glühwein) tradição do inverno. Foi em 1910 na Vertfália que o hábito das procissões teria surgido.

Resumindo…

O dia de São Martinho é comemorado no dia 11 de novembro. De acordo com os documentos da época, ele teria falecido durante uma viagem no dia 8 de novembro de 397. Mas somente no dia 11 é que chegou a cidade francesa e foi enterrado na catedral. É por essa razão que essa data é especial na Alemanha.

Você conhece ou já ouviu falar sobre o dia de São Martinho? Deixe seu comentário! Compartilhe nossa página!