Enquanto no Brasil a tradição do Natal é montar a árvore, trocar presentes por meio do “Amigo Secreto”, presentear desconhecidos como forma de praticar a solidariedade, além de se vestir de Papai Noel na véspera e comer peru (ave) na ceia, em outros países a maneira de comemoração varia bastante. Conheça como é o Natal na Espanha, Alemanha e Inglaterra conforme os costumes, a cultura e hábitos da população de cada lugar.

Espanha
O Natal na Espanha começa no dia 22, data em que se realiza o sorteio da Loteria. A tradição no país é comemorar a noite da véspera em clima familiar e o prato principal é o marisco, ou até mesmo, como no Brasil, as aves. Entre as sobremesas estão as tortas e os doces árabes com amêndoas e mel. Exatamente às 12h, os católicos vão para a tradicional Missa do Galo. Nesta noite, bares e restaurantes não abrem.
No país a troca de presentes é feita no dia 6 de Janeiro, diferente do que acontece no Brasil, em que os presentes são distribuídos na noite de véspera de Natal. A explicação é que o dia 6 é a data em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus com as suas oferendas. Na ocasião, as crianças têm como hábito colocar os sapatinhos com palha e cenouras à janela para os cavalos dos Reis Magos lhe trazerem presentes e se alimentarem.

Alemanha
As comemorações natalinas são mais enraizadas na Alemanha. Historiadores viram nascer a árvore de Natal por volta do século VIII e, devido a isso, os pinheiros adornados enfeitam praças e lugares em todas as cidades durante o mês de dezembro. O país ganha, nesta época do ano, uma espécie de lamparina em cerâmica onde óleos são evaporados e ervas aromáticas queimadas. As casas recebem coroas de folhas e pequenas velas. As janelas são enfeitadas com placas de vidro, zinco ou papéis pintados.
Diferente do Brasil, onde as árvores de Natal são iluminadas com luzes elétricas, o tradicional pisca-pisca, as famílias alemãs têm o hábito de iluminar as árvores com velas. A festa de Natal é realizada nos dias 25 e 26. No dia 24, os presentes são distribuídos. Lendas e canções apontam a existência de um ajudante do Papai Noel que tanto o auxilia na distribuição dos presentes, como castiga as crianças que se comportam mal.

Estados Unidos e Inglaterra
As tradições natalinas são bastante parecidas nos Estados Unidos e Inglaterra. Ambos os países cultivam a tradição muito antiga de fazer caixas de presentes que são usadas para recolher oferendas, que geralmente acontecem em dinheiro. As oferendas são distribuídas às pessoas com menor poder aquisitivo, no dia 26. As cantigas de Natal são cantadas pelas ruas e às portas das casas.

Por todo canto do mundo, nessa época, é uma festa. Mas além dos presentes, o importante é estar com as pessoas que amamos e queremos bem. Nós, da Wunderwelt-A, desejamos a todos vocês um Natal recheado de coisas boas e simples, que são as melhores dessa vida. Feliz Natal e Boas Festas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado