Viver no Norte da Alemanha

Ao cogitar uma mudança para a Europa, seja em definitivo ou mesmo em caráter de intercâmbio, muita gente considera o Norte da Alemanha. O que justifica essa decisão na maioria das vezes, é a beleza e as características interessantes de grande parte das cidades da região.

Apesar disso, porém, existem algumas peculiaridades que por vezes são desconhecidas da maioria e podem fazer a diferença no dia a dia. Na sequência falaremos a respeito de cada uma delas, ajudando você a ter uma noção mais completa a respeito do lugar. Confira!

Cumprimento e sotaque

Um detalhe interessante em relação ao Norte da Alemanha é a maneira peculiar de se cumprimentar as pessoas. Diferente de outras regiões alemãs, onde o “Bom Dia” (“Guten Morgen”) é o mais utilizado, no Norte o mais comum é o “Moin Moin”.

Basicamente não há uma única tradução para essa expressão, mas ela pode ser usada como um “Bom Dia”, “Oi” ou até um “E aí”.

Aprendendo esse simples cumprimento, portanto, já é possível se sentir em casa em uma visita à região. A expressão é de uma cordialidade ímpar, não por acaso, é ensinada até mesmo em cursos de alemão.

Outro ponto peculiar em relação ao lugar é que há um sotaque bastante próprio, mas isso não é um problema, pelo contrário.

Acredita-se que esse sotaque se aproxima bastante do que é adotado por quem aprende alemão em cursos. Por isso especialistas consideram que é mais fácil de entender e mais simples de falar.

A culinária no Norte da Alemanha

A comida é certamente um fator importante para a adaptação em um novo país. A boa notícia, porém, é que no caso do Norte da Alemanha é bem simples resolver essa questão. O motivo é que a maioria dos pratos típicos da região são simples e deliciosos, principalmente peixes salgados, agridoces, defumados, fritos, assados, enfim, uma variedade enorme.

Um exemplo disso são as guloseimas, como o Bäckerei, ou até mesmo o Franzbrötchen, que na prática é um tipo de croissant.

Além desses, há também o Backfish, que é uma espécie de sanduíche de peixe. Ele consiste em um pão com peixe (pode ser frito, cru, branco, salmão, etc) e um maravilhoso molho tártaro.

O Clima no Norte da Alemanha

Por fim temos aqui o clima, que também é um fator importante para quem pensa em mudar de país.

Nesse caso, um ponto que merece ser destacado é a alta recorrência de chuva, o que pode desagradar algumas pessoas. Não estamos falando aqui de um ou outro dia chuvoso, mas sim de quase todos os dias.

Durante o verão, por exemplo, praticamente não há dia ensolarado ou quente como em outras regiões alemãs. Isso não significa, porém, que não seja possível aproveitar tudo o que a região tem a oferecer.

É basicamente uma questão aprender a se adaptar a essa realidade, apenas.

Qual sua opinião?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Norte da Alemanha, qual sua opinião sobre as possibilidades de morar por lá?

Este artigo foi útil para você? Sinta-se à vontade para nos deixar uma mensagem com sua opinião, e se tiver algo relevante para acrescentar, não hesite em escrever.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado