Por ter uma mão de obra extremamente cara, a cultura do faça você mesmo é muito comum na Alemanha. Os alemães são mais auto-suficientes do que os brasileiros, apenas um serviço de transporte de mudança pode custar cerca de 1500 euros.

Quais os serviços que estão incluídos na lista do faça você mesmo?

Todo tipo de mão de obra costuma ser muito caro na Europa, por isso, a cultura do faça você mesmo é transmitida de geração em geração. Abaixo, listamos algumas atividades que os alemães fazem por conta própria:

  • Faxina de casa;
  • Jardinagem;
  • Troca de pneu de carro e de bicicleta;
  • Colocar gasolina no posto de gasolina, etc.

É necessário realizar muita pesquisa antes de contratar um profissional na Alemanha para fazer um simples reparo em sua residência, ou apenas trocar uma lâmpada. Mais adiante, iremos exibir a média de preços para alguns tipos de serviços, para que você possa ter cuidado quando for viajar para o país germânico.

Preços de serviços comuns do dia a dia

Para se programar, é necessário ter noção dos valores que são cobrados por cada serviço, de acordo com a região ou com os profissionais a serem contratados, há uma oscilação de preços que podem atingir a casa dos 30%. Mostraremos a seguir, uma média de valores para cada serviço:

  • Serviço de entrega: 13% do valor total da compra, que equivale a 1200 euros;
  • Aluguel de van: 14,90 euros;
  • Serviços de eletricidade, abastecimento, água e lixo, para apartamento: 230,56 euros;
  • Internet 60 mbps: 31,33 euros até 35,02 euros;
  • Restaurante econômico: 8,50 euros em Berlim.

Os preços dos aluguéis são ainda mais elevados, principalmente quando os municípios são próximos à cidade de Berlim. Somente um apartamento no centro de Berlim, por exemplo, pode custar em média 1200 euros.

Com relação aos transportes, o passe mensal tem custo de 81 euros, já o táxi tem valor médio de 30 euros. Em várias cidades perto de Berlim, a gasolina tem custo de 1,44 euros. Os custos com educação e saúde que são os itens essenciais tem valor de 118 euros em média.

Aprenda a ser auto-suficiente para fazer intercâmbio

Se pretende viajar para a Alemanha, esteja preparado(a) para o faça você mesmo, aprenda a cozinhar, lavar as roupas, montar móveis, executar pequenos reparos como trocar uma lâmpada ou fazer conserto em vazamentos, etc. Some todas as despesas básicas que deseja gastar e leve dinheiro em reserva para precaução.

Quando for procurar por serviços de intercâmbio, peça referências de amigos, colegas de trabalho, consulte na internet as opiniões de clientes que já realizaram algum intercâmbio com as empresas que você quer contratar, etc. Primeiramente, emita seu passaporte e faça o exame de proficiência em alemão.

Assim, as chances de você conseguir fazer um intercâmbio sem transtornos são maiores, guarde euros pelo menos uns 20 euros por mês para servir de reserva no momento em que for viajar.

Venha conhecer nossos cursos

No nosso blog, você tem acesso a excelentes artigos sobre a cultura alemã, e além disso, oferecemos cursos para todas as faixas etárias. Também disponibilizamos cursos online para você que não tem tempo de sair de casa, se você quer aprender a cultura do faça você mesmo, comece pelo idioma e prepare-se.