O costume alemão é muito praticado em todo o país, em todas as casas nas entradas há um local para guardar os sapatos mesmo sendo de visitantes. Logo, quando chegamos na porta encontramos os avisos “Schuhe aus, bitte!” (“tire os sapatos, por favor”). Abaixo, exibimos mais detalhes sobre a tradição.

Costume alemão para manter a higiene

Este costume alemão é passado de geração em geração, as crianças desde muito cedo já aprendem a respeitar o que está escrito na porta e automaticamente deixam os sapatos na entrada das casas. Independente do estilo dos sapatos e calçados, você deve retirar se quiser entrar na casa de um alemão.

Trata-se de uma forma de higiene e os estrangeiros também acabam se acostumando com esta tradição, em países próximos como Áustria e Suécia podemos encontrar este costume, pois, com esta medida é possível evitar sujeira, restos de neve, bactérias e germes que podem permanecer em nossos calçados.

Quando você for conviver com alemães, logo na entrada das casas você encontra avisos pedindo para retirar os calçados. Há um pouco de desconforto no começo, porque o piso é muito frio. É comum encontrar pequenas sapateiras nas entradas.

Caso seja necessário, as visitas podem utilizar kits de pantufas para se locomover pela casa, no entanto, vale lembrar que nem todos os alemães têm condições de comprar esses kits e proporcionar conforto para os visitantes.

Oriente e ocidente

No lado do continente americano, apenas as colônias de europeus e orientais preservam esta tradição, e sempre há discussões sobre deixar sapatos nas portas, e o brasileiro não possui este costume exceto para os descentes de europeus.

Em países como o Japão, este costume alemão é tão enraizado que até os hotéis pedem para deixar os sapatos nas entradas. Nos hotéis é permitido somente uso de chinelo. Para japoneses, o conceito de tirar os sapatos e deixá-los na entrada representa a linha de divisão entre a pureza e a mácula.

Os europeus, porém, prezam por um ambiente limpo e conservado já que muitos não conseguem pagar uma faxineira semanal para fazer a limpeza de sua residência.

Tirar os sapatos é costume de outros países europeus

Muitos países adotam esta prática para manter a higienização de seu espaço. Além da Alemanha, abaixo mostraremos outros países que costumam adotar esta medida:

  • França;
  • Áustria;
  • Suécia;
  • Luxemburgo;
  • Holanda;
  • Bélgica.

Apesar de ter idiomas diferentes, os países europeus possuem alguns costumes em comum, por exemplo, respeitar o dia de descanso no dia de domingo e também durante a semana, que na Espanha também pode ser conhecido como siesta.

Se visitar a Alemanha, procure conhecer seus costumes e respeitá-los, dessa forma, você pode fazer amizade mais rápido e quem sabe até conseguir um emprego.

Como falar alemão fluente?

Em nossa escola, os alunos aprendem todos os níveis de alemão desde iniciante até os níveis mais avançados para a proficiência. Além disso, no blog da escola você encontra dicas necessárias para planejar sua viagem com conforto e segurança.

Aproveite e faça nosso curso online e aprenda um novo idioma!