Umas das sobremesas mais deliciosas que conhecemos tem um pezinho lá na Alemanha, sabiam? Pois fiquem cientes de que o famoso bolo Floresta Negra vem de lá, de uma região que tem o mesmo nome.

Originalmente, em alemão, o local é chamado de Schwarzwälder kirschtorte, ou apenas Schwarzwald, e fica no sudeste do país.

Este bolo é possivelmente uma das mais famosas sobremesas alemãs, o que é interessante, porque muitos estudiosos sugerem que a inspiração para esse prato pode ter vindo da Suíça.

De qualquer forma, o espírito vagou para o norte, até o Vale do Reno, na Alemanha,  e o bolo começou a ser fabricado amplamente no meio do final do século XIX. Fazendo sucesso até hoje e no mundo inteiro!

De onde vem o nome?

O Schwarzwald é uma região do sudeste da Alemanha, que é conhecida pela abundância de natureza e paisagens diversas. Não é incomum que esta área seja chamada de “o lugar mais bonito da Alemanha”. Sim, há quem afirme isso.

No entanto, o bolo alemão, pasmem, não tem o nome da região de onde vem, mas sim de um dos seus ingredientes. Schwarzwälder kirschtorte em alemão significa “bolo de cereja Floresta Negra”.

O bolo consiste em várias camadas de bolo de chocolate, cerejas e chantilly. O nome vem do licor Kirschwasser, que é usado tanto para embeber o bolo quanto para ser misturado no creme. Isso traz um sabor úmido e leve à delícia alemã.

Alguns historiadores acreditam ainda que o bolo, de fato, recebeu o nome da roupa tradicional que era usada pelas mulheres na região da “Floresta Negra”. Este vestuário consistia em um vestido preto, blusa branca e um chapéu com detalhe vermelho em cima, todos imitando as camadas de chocolate, cremes e cerejas que compõem a sobremesa.

Entenda um pouco a história.

Durante o século XVI, o chocolate começou a ser integrado em pastelarias na região de Schwarzwald. As cerejas açucaradas também começaram a se tornar populares na área, que são o ingrediente principal para fazer a calda da sobremesa.

Mas o combo mágico de ingredientes não ocorreu até um homem com o nome de Josef Keller aparecer. Sua primeira invenção foi “Schwarzwaelder Kirsch” em 1915.

Keller construiu mais tarde seu próprio café e, eventualmente, passou o livro de receita para o colega de trabalho August Schaefer.

Atualmente, o livro de receitas com a receita original do famoso Bolo Floresta Negra, também conhecido como “Schwarzwaelder Kirsch”, pode ser encontrado com o filho de August Schaefer, Claus Schaefer.

E em 1949, a delícia alemã recebeu o título do 13º melhor bolo conhecido no país.

Encerrando…

Essa região, de onde vem a sobremesa também é uma terra de ícones. Dos chapéus vermelhos e pretos de Pom Pom para os relógios cucos e ornamentos artesanais feitos com técnicas tradicionais de sopro de vidro, o sudeste alemão é realmente uma parte que vale a visita.

As tradições lá estão profundamente enraizadas e são transmitidas por gerações de gerações, a partir de culturas familiares. Por isso, a sobremesa mais famosa é mais do que um bolo. É um prazer muito doce.