O transporte público na Alemanha e em toda a Europa é geralmente excelente. Podemos afirmar que é prático morar em qualquer grande cidade alemã ou região metropolitana sem ter um carro. Isso porque até se locomover com bicicletas na Alemanha é um ótima opção.

Até mesmo cidades de porte médio têm boas redes de transporte público que usam ônibus, bondes e linhas ferroviárias urbanas/ suburbanas para transportar pessoas. Sem falar das ciclovias que sempre estão em ótimas condições.

A maioria dessas informações se aplica a todo o país germânico, mas algumas cidades têm pequenas diferenças. As regras para bicicletas variam de cidade para cidade, por exemplo. Por isso, é sempre bom checá-las ao chegar em uma região diferente do país.

A Alemanha das bicicletas.

A Alemanha tem uma rede de transporte muito densa. Há muitas maneiras de viajar de um lugar para outro nas cidades e em todo o país – seja de bicicleta, ônibus ou trem. Isso facilita o passeio de fim de semana para outras cidades, para o campo, para as montanhas ou o para mar.

Até mesmo é válido para quem quer se aventurar pela fronteira e visitar outros países da Europa. O ciclismo é uma atividade popular especialmente entre os estudantes.

Não só é um bom exercício e barato, mas protege o meio ambiente e é extremamente prático para se locomover pelas cidades germânicas. Você descobrirá que andar de bicicleta geralmente é o caminho mais rápido para chegar ao seu destino e não precisa se preocupar em encontrar um espaço para estacionar, ficar preso no trânsito ou esperar pelo próximo ônibus.

Na maioria das cidades, existem caminhos marcados e especialmente reservados para ciclistas e numerosos estandes de bicicletas, onde você pode estacionar e trancar a sua.

As bicicletas na Alemanha não são apenas um meio de transporte. Muitas pessoas também gostam de fazer passeios de fim de semana com a família e amigos no campo.

Incentivo do ciclismo no país.

Hoje, o ciclismo já representa uma parcela considerável e crescente do volume de tráfego na Alemanha. Devido ao seu impacto positivo sobre o meio ambiente, o clima, a qualidade de vida nas cidades e a saúde das pessoas, pode ajudar a enfrentar muitos desafios atuais e futuros de transportes e sociais.

Para incentivar mais pessoas a mudarem para o ciclismo, o Ministério Federal dos Transportes e a Infra-estrutura Digital querem tomar medidas para promover ainda mais o ciclismo nos próximos anos.

Atualmente, na agenda, está a prestação de assistência financeira aos estados e municípios da federação para a construção de mais autoestradas para ciclismo.

As superestradas para bicicletas na Alemanha são uma forma relativamente nova de infraestrutura. Essas ciclovias melhoradas são caracterizadas por padrões estruturais específicos destinados a garantir um fluxo rápido e suave de tráfego.

Resumo.

As autoestradas são particularmente adequadas para áreas urbanas e regiões metropolitanas e podem reduzir o impacto negativo do transporte.

Além disso, as ciclovias ao longo das rodovias federais e hidrovias federais, com um comprimento total atual de quase 19.000 km, precisam ser mantidas e ampliadas. Diversos projetos também estão sendo financiados no âmbito do Plano Nacional de Ciclismo da Alemanha.