Você provavelmente já ouviu falar na famosa série alemã da Netflix, que tem uma ambientação incrível e uma história repleta de reviravoltas. Dark é um dos grandes sucessos entre as produções originais do serviço de streaming.

Ao longo das três temporadas, a série alemã da Netflix contribuiu para que milhões de pessoas ao redor do mundo tivessem contato com o idioma. Mas, afinal, do que se trata Dark?

Dark: mistério, ciência e tempo

O sucesso da série Dark tem muito a ver com a capacidade de seu criador, o suíço Baran bo Odar, em unir drama, suspense e ficção científica. A trama se passa em uma cidade fictícia chamada Winden e explora as relações entre quatro famílias que vivem naquele local. Vale fazer um parênteses aqui: a principal locação de Dark é a floresta Westlicher Düppeler Forst, que fica nos arredores de Berlim, na região de Grünewald.

Os mistérios de Dark crescem à medida que o protagonista Jonas começa a buscar respostas para acontecimentos estranhos que cercam Winden. Para os fãs de ciência e de questões existenciais, Dark também é um prato cheio, já que aborda o tema da viagem no tempo.

E, por falar em tempo, a série foi pensada para ter exatamente três temporadas, algo que não foi modificado pelo criador mesmo diante do enorme sucesso. Vale destacar que algumas séries de sucesso já foram criticadas por terem se “arrastado” em alguns momentos.

Outro ponto em que Dark chama a atenção é a sua trilha sonora, que contribui para o clima de tensão que a série cria propositalmente.

(Leia também: Os músicos de Bremen)

A aclamada série alemã da Netflix

Dark não é a única série alemã da Netflix, mas certamente é a mais aclamada com alguma folga. Junto ao público, o reconhecimento veio na forma da elevada audiência e também em uma votação popular com mais de 2 milhões de pessoas realizada no conceituado site Rotten Tomatoes, quando Dark derrotou nomes fortíssimos como Stranger Things, The Crown, Peaky Blinders e Black Mirror.

A aceitação da crítica também foi bastante favorável, sobretudo na segunda e terceira temporadas da série, quando a média de avaliações ficou acima dos 90%.

Outra série alemã da Netflix

Dark não é a única série alemão da Netflix, embora seja disparadamente a mais bem-sucedida. De certa forma, a produção ajudou a abrir caminho para outras séries realizadas na Alemanha.

Um ótimo exemplo é Biohackers, que estreou em 2020 e traz seis episódios em sua temporada inaugural. Os protagonistas – uma estudante de medicina e um estudante de biologia – se interessam pelo fascinante universo de biohacking, a polêmica tecnologia que permite alterações genéticas. Ao longo da trama, os jovens fazem importantes descobertas sobre esse tema e sobre os perigos que ele envolve.

Que tal aprender mais sobre a cultura alemã?

Agora que você já conhece duas séries alemãs da Netflix, aproveite também para aprender mais sobre a cultura do país. Aqui no blog da Wunderwelt A, temos conteúdos bem diversos para você aprender desde música, até costumes do povo alemão. Confira!