A arte europeia é milenar e incrivelmente rica. A dança de salão que conhecemos hoje em dia tem grande influência das valsas vienenses, surgidas no século XVIII.

É possível dizer que a valsa vienense é a forma original da valsa como a conhecemos hoje em dia, uma dança em que o casal faz movimentos circulares pelo salão. Valsa é o termo utilizado tanto para definir a dança quanto para caracterizar as belíssimas músicas que conduzem os grandes salões.

Do ponto de vista técnico da dança, a valsa vienense se diferencia da valsa inglesa pelo seu ritmo, sendo duas vezes mais rápida.

A história das valsas vienenses

A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.

O evento tinha um caráter de rearranjo político, mas havia também bailes de confraternização, que foram a oportunidade para que a valsa vienense conquistasse seu espaço como rainha das danças de salão.

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso da valsa vienense foi o talento de compositores austríacos como Johann Strauss pai e seus filhos Johann e Josef. Outras lendas da música, tais como o polonês Frédéric Chopin, o alemão Johannes Brahms e o francês Maurice Ravel contribuíram para a consolidação das valsas vienenses como estilo musical não apenas na Europa, como também na América.

No Brasil, um compositor que merece toda a reverência é Pixinguinha. Mais conhecido pelos seus sambas, esse artista versátil e genial também compôs belíssimas valsas

Valsas vienenses nos dias de hoje na Áustria

Uma tradição que já atravessa alguns séculos não poderia deixar de existir. Pelo contrário, as valsas vienenses se estabeleceram como símbolo cultural na Áustria e, atualmente, mais de 400 grandes bailes são realizados anualmente. Estima-se que mais de 300 mil turistas participem desses eventos que celebram a música e a dança.

Muitas das festas são organizadas por associações corporativas de Viena, tais como dos profissionais do café e dos confeiteiros. Ambos acontecem no Palácio Imperial Hofburg, que sediou os primeiros grandes eventos de celebração à valsa vienense ainda no século XIV. 

Na virada do ano, acontece o Baile da Filarmônica de Viena, nos salões Wiener Musikverein, um evento que chama a atenção do mundo. O grande concerto é transmitido para mais de 50 países e acompanhado por aproximadamente 1 bilhão de pessoas a cada ano!

Você se interessa pela cultura dos países de língua alemã?

A cultura de países de língua alemã como a Áustria é muito rica, as valsas vienenses são um exemplo de destaque. Aproveite para conferir outros conteúdos bem interessantes, principalmente a respeito da Alemanha e das características culturais do país. Clique aqui para ler todos os posts do nosso blog!

Aproveite também para entrar em contato com a gente e conheça os cursos disponíveis!